Por Ana Santek, consultora de Digital da RG
Chegamos no Web Summit para fervilhar nossas cabeças de ideias. E hoje, vou te contar alguns insights das palestras que que assisti por aqui. Teve de tudo um pouco. Desde música para o bem-estar até startups do setor de alimentos que estão na mira de investidores. Então leia até o final e saboreie cada novidade.
O que a música tem a ver com o bem-estar‽
O músico e compositor Maejor Brandon vem estudando as frequências vibratórias e como elas podem curar o nosso corpo. Seja uma ansiedade, uma doença ou um estado de ânimo.
Foi estudando as frequências vibratórias do som e como este impacta no nosso corpo, fazendo com que a nossa frequência de emoções mude. Assim é como nosso corpo pode mudar sua energia com a música. E para exemplificar melhor , Maejor convidou a talentosa cantora Ananda Jacques para performar uma música que levou ao público a um estado de relaxamento absoluto.
Foi incríve!
O mundo está mudando a todo instante e como isso vem afetando os CMOs das empresas líderes de mercado.
Essa foi a palestra que Luis Piovesana, da Nuvemshop trouxe para o Web Summit.
É difícil seguir a evolução dos hábitos de consumo em um mundo cada vez mais transformador. As mudanças ocorrem de forma veloz e por isso os Executivos C-Level precisam criar uma relação de fortaleza com os KPIs da sua empresa e manter um objetivo claro.
É primordial se respaldar em um time, e recursos adequados para a tomada de decisões.
Manter uma comunicação aberta e fluída . Manter a boa comunicação é a chave para ter um time que esteja disposto a ajudar.
Não podemos nos esquecer dos nossos clientes e sua jornada de compra. Ao focar nos processos tendemos a esquecer o real objetivo da empresa que é o cliente.
Estratégia. Nós não somos bons prevendo o futuro. Assim sendo, nossas estratégias com hipotesis levam a ação e novas descobertas. O feedback do cliente é o que deve retroalimentar a nossa ação e descoberta.
Normalmente são as estratégias de marketing de 360 graus , ou seja , aquelas que posicionam a marca além do digital como eventos, e presença de mercado que ajudam a baixar o CAC da empresa.
Por isso temos que estar atentos a essas dicas!
E o que os presidentes das maiores agências de publicidade pensam sobre o Marketing de 2025‽
O primeiro assunto não poderia deixar de ser Inteligência Artificial. E para ambos Jeff Geheb (VML Y&R) e Renata Bokel (WMCcann) IA chegou para trazer mais eficiência e não para substituir pessoas.
Diga-se de passagem, concordo plenamente com essa visão.
Inclusive em um breve painel do Professor Cortella ele também disse, IA é interessante desde quando, sirva como um meio de automação e não autonomia !
Como objeto de automação a IA pode nos poupar tempo, ajudando-nos a focar em solucionar problemas com mais criatividade. Poderemos voltar a nos conectar mais com essa parte criativa deixando as burocracias para que sejam resolvidas de forma automática.
Além de IA , outro tema abordado foi dados. Data Science é algo que veio para ficar e nos permitirá ter inputs valiosos sobre os nossos clientes e como nos devemos relacionar com eles.
E essa análise de dados sem dúvidas será uma resposta para como criar conteúdos nas redes sociais que tenham a ver com a forma como o cliente prefere consumir as nossas histórias.
Storytelling. Precisamos ser rápidos e impactantes. E vem aí uma nova mudança na forma de contar histórias! A realidade virtual. As marcas terão que traçar novas estratégias para essa nova realidade. E você já começou a pensar nessa evolução para sua empresa‽
Tudo isso sem deixar de conectar com a emoção do nosso cliente. Sendo autêntico , gerando conexões genuínas. Personalizar a comunicação ajuda nisso.
E agora chegamos aos pontos que na RG realmente amamos. Food.
Duas startups relacionadas com o food system estiveram no Central Stage apresentando seus projetos: Dinie e Food to Save.
A Dinie traz uma solução de plataforma para restaurantes que viabiliza produtos de crédito, pagamentos B2B e serviços de ponta a ponta dentro da sua plataforma, de forma simples e rápida.
Já a Food to Save é um aplicativo que ajuda a salvar alimentos para consumo imediato, que estão próximos da validade ou fora do “padrão estético”. Através de sacolas surpresas o usuário pode escolher entre uma sacola doce, salgada ou mixta. São mais de 3000 estabelecimentos cadastrados e mais de 2.000.000 de sacolas surpresas resgatadas.
Soluções que chegaram para a melhorar a cadeia de food system com eficácia.
E para fechar com chave de Ouro! Rebecca Parsons da Thoughtworks trouxe uma abordagem super inovadora sobre a aceleração da convergência físico-digital.
Mostrou um case sobre agricultura, onde descobrimos que existem processos sendo criados através das automações e sistemas integrados. Isso vem ajudando a aumentar a produtividade dos solos e diminuir o custo de produção. Por exemplo: sistemas integrados que acessem informação sobre as temperaturas e essa informação seja cruzada com o tipo de solo , e tipos de fertilizantes podem resultar em um processo produtivo que permita economizar água no cultivo e ser rentável para certos tipos de cultivos. Além de poder determinar diferentes setorização do solo.
Uma grande inovação para a Agricultura.
Nos vemos nos próximos dias com mais atualizações sobre o Web Summit! Cheers!