O SXSW, abreviação South by Southwest, é um evento que ocorre anualmente em Austin, no Texas, e é reconhecido como um dos mais importantes da atualidade. Durante dez dias, pessoas do mundo todo se reúnem para debater temas como inovação em mídia, interatividade, comportamento, música e consumo.
Além dos eventos que se passam na arena, outras atrações acontecem por toda a cidade, como em teatros, centros de convenções, palcos, hotéis, restaurantes e até igrejas.
Embora não seja especificamente focado em alimentação ou nutrição,
decidimos trazer para esse fórum com o intuito de manter todos informados sobre assuntos que influenciam e impactam não apenas nós, mas também os pacientes.
Sem dúvida, IA (Inteligência Artificial) foi um assunto muito discutido no evento. Durante a palestra de Amy Webb, futurista renomada, ela enfatizou que a inteligência artificial é uma realidade presente!
“Estamos vivendo um novo superciclo tecnológico”, disse Amy, que inclusive nomeou nossa geração como T – geração de transição. Devemos, assim, aproveitar de melhor forma essas de mudanças. Entre tantos atributos da IA está a capacidade de aprimorar o monitoramento de saúde.
Um exemplo apresentado foi o espelho que verifica seus olhos enquanto você escova os dentes e monitora o pulso, a pressão arterial e os níveis de oxigênio, entre outras ferramentas que poderão contribuir para melhorar o diagnóstico do estado de saúde dos pacientes.
E especificamente sobre as mudanças na alimentação, um dos destaques foram as características da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), os quais estão atentos a origem dos alimentos, a questões de impacto e sustentabilidade e buscam novas aparências e sabores. E com certeza irá impactar o cenário da alimentação.
(Mirella Pasquallin, head da Gestão de Projetos da RG)