A batalha das proteínas: carne x veganismo

Novo artigo científico entra no duelo entre carne e planta como fonte de proteína.

Há tempos há um uma espécie de duelo – saudável – sobre a proteína: a de planta é tão boa quanto a animal? Alguns cientistas resolveram responder a questão. O resultado é um estudo que analisou como o corpo de pessoas mais velhos reage a uma refeição com carne comparada a uma vegana.

Sobre os métodos

Ao todo, 16 idosos entre 65 e 85 anos participaram do experimento. Em um determinado dia, consumiram uma refeição com carne magra; no outro, uma refeição vegana igual em proteínas e calorias. A cada 6 horas, exames eram feitos para ver como o corpo reagia.

Caros carnívoros e veganos, eis os resultados

A refeição com carne fez os aminoácidos dispararem 47% a mais que a refeição vegana nas 6 horas seguintes. E a surpresa: quem comeu carne teve quase 50% mais síntese de proteínas musculares que os veganos!

Logo, podemos concluir que…

A carne magra mostrou que é a rainha da síntese de proteínas musculares em idosos saudáveis. Isso não quer dizer que o veganismo é ruim, mas indica que, pra manter os músculos firmes na terceira idade, a escolha da proteína pode fazer uma diferença significativa. 

Para ler o artigo completo, acesse https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37972895/

Compartilhe:

Mais posts

Fale conosco