Um pacto no combate à fome e ao desperdício

Helo Guarita fala sobre a nova campanha do Pacto Contra a Fome

Por Helo Guarita, fundadora e CEO da RG Think Food

Quando iniciei minha carreira, fiz um pacto comigo mesma: eu queria causar impacto na vida das pessoas por meio dos alimentos.

Há alguns anos, fui profundamente impactada ao perceber a dimensão do desperdício de alimentos ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o plantio e colheita, até o transporte, o varejo e, finalmente, a mesa do consumidor. É impressionante – e absurdo também – como um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo acaba sendo desperdiçado.

Foi esse sentimento de urgência que me levou a outro pacto.

Essa realidade quase kafkiana revela a necessidade urgente de trabalharmos em diversas frentes para enfrentar esse desafio. A luta contra o desperdício de alimentos exige a colaboração de tantos agentes diferentes, do setor público até o privado, que acabei envolvida em diversas iniciativas, como o Pacto Contra a Fome, que aborda tanto a fome e a insegurança alimentar, quanto o desperdício.

Agora em setembro temos uma linda campanha nas ruas (o link para o vídeo está no final desse texto), comprometida em apoiar e divulgar essa causa em todos os lugares possíveis. É essencial que chamemos a atenção da população para a necessidade de mudança. A cultura do desperdício é um problema global, mas juntos, podemos fazer a diferença ao longo do tempo.

O convite fica estendido a todos: vamos fazer um pacto? Nas minhas redes, nas da RG também, vocês vão ver muito mais sobre esse assunto.

Enquanto isso, para se inspirar, assista ao vídeo da nova campanha “Comida boa é na boca e não na boca do lixo”, feito em parceria com a Africa Creative, que mostra a relação entre a comida que vai para o lixo e a fome:

Compartilhe:

Mais posts

Fale conosco