Amido resistente pode promover perda de peso

Modulação da microbiota intestinal por meio de fibras oferece soluções para distúrbios metabólicos.

Um estudo recente, realizado em um ensaio clínico randomizado controlado por placebo, investigou os efeitos do amido resistente como suplemento alimentar em 37 participantes com sobrepeso ou obesidade. Os resultados mostraram que a suplementação por oito semanas promoveu a perda de peso (média de -2,8 kg) e melhorou a resistência à insulina.

Associação entre o amido resistente e as mudanças na microbiota intestinal

Os benefícios do amido resistente estão associados a mudanças na composição da microbiota intestinal. Em particular, a suplementação com a espécie Bifidobacterium adolescentis, que se mostrou associada à redução da obesidade nos participantes do estudo, também foi capaz de proteger camundongos machos da obesidade induzida por dieta. Essas mudanças na microbiota intestinal induzidas pelo amido resistente alteram o perfil de ácidos biliares, reduzem a inflamação restaurando a barreira intestinal e inibem a absorção de lipídios.

Perspectivas futuras e implicações clínicas.

Esses achados fornecem insights valiosos sobre o potencial do amido resistente como um ingrediente alimentar funcional e adaptável para o tratamento da obesidade em humanos. Além disso, destacam a necessidade de estudos adicionais para entender melhor os mecanismos subjacentes às alterações na microbiota intestinal induzidas pelo amido resistente e seus efeitos metabólicos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Compartilhe:

Mais posts

Fale conosco